Pesquise aqui!

bem vindo

domingo, 29 de agosto de 2010

Raio X














raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seu comprimento de onda vai de 0,05 ângström (5 pm) até centenas de angströns (1 nm).


O espectro de comprimentos de onda utilizável correspondente a aproximadamente entre 1 nm a 5 picômetros. A energia dos fótons é de ordem do keV (kilo elétron-volt), entre alguns keV e algumas centenas de keV. A geração desta energia eletromagnética se deve à transição de elétrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas.


Como toda energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raios X sofrem interferência, polarização, refração, difração, reflexão, entre outros efeitos. Embora de comprimento de onda muito menor, sua natureza eletromagnética é idêntica à da luz.

Medicina Veterinária



O caminho é o campo


Tratar de poodles e gatinhos siameses não é a única opção profissional do médico veterinário. Mesmo porque o segmento de animais domésticos é um dos mais saturados, no campo de atuação da veterinária. Quem pretende seguir esta carreira deve lembrar que esse profissional também está intimamente relacionado com a economia do país, pois controla a saúde dos animais de corte e de leite para a produção pecuária. O benefício dessa atuação é duplo: de um lado, o consumidor recebe um alimento rico em proteínas e aminoácidos e, de outro, o produtor pecuário aumenta a rentabilidade do seu negócio.


Nas fazendas, o veterinário cuida da higiene, da alimentação e das condições de abrigo dos animais. Até algum tempo atrás, as mulheres que optavam por esse caminho enfrentavam dificuldades em função do preconceito do público com que lidavam (capatazes e peões de fazenda de baixa formação). Hoje as “doutoras” são mais bem aceitas pela comunidade de trabalhadores rurais.


A reprodução e o controle de zoonoses – doenças transmissíveis ao homem, como raiva, toxoplasmose e leptospirose – e das doenças infecto-contagiosas capazes de contaminar criações inteiras são atribuições importantes do veterinário. Por isso, ele deve estar sempre atualizado sobre a indústria farmacêutica e conhecer as últimas novidades em tecnologia. Na indústria, não há matéria-prima de origem animal que se transforme em um produto sem ter passado pelo crivo de um veterinário. É ele quem faz o controle sanitário da carne, do frango, do leite e verifica as condições de armazenamento e temperatura dos freezers, nos frigoríficos e nos supermercados.


A Medicina Veterinária é um curso tradicional em quase todas as universidades federais e estaduais do país. Nos últimos oito anos, aumentou o número de escolas privadas, muitas delas ainda em fase de implantação de laboratórios e formação do corpo docente.


No mercado de trabalho, são boas as perspectivas na área de insumos agropecuários, especialmente em tecnologia e desenvolvimento de vacinas, vermífugos e mesmo no gerenciamento de produtos e vendas. Frigoríficos, cooperativas de criadores, indústrias de ração e empresas de processamento de carnes de aves, porco e boi são mercados sempre abertos para o veterinário.

TÉCNICO DE RADIOLOGIA



Os técnicos de radiologia são profissionais de saúde que efectuam exames na área da radiologia, ou seja, actuam ao nível da produção de imagens do interior do corpo que permitem diagnosticar situações patológicas como pneumonias, tumores ou fracturas ósseas, entre muitas outras. As suas principais funções consistem, assim, na programação, execução e avaliação de todas as técnicas radiológicas utilizadas no diagnóstico, na prevenção e promoção da saúde, recorrendo para esse efeito a equipamentos tecnologicamente avançados.

As suas funções compreendem a preparação e posicionamento do utente para a realização do exame, bem como a sua vigilância durante o mesmo. Além disso, planeiam, programam e executam os procedimentos necessários ao esclarecimento da situação clínica dos doentes. Por vezes, elaboram um relatório preliminar descritivo daquilo que observam, no sentido de permitir uma correcta decisão por parte do médico, na elaboração do diagnóstico e na definição da terapêutica. Pelo facto de trabalharem com radiações, estes profissionais devem manter um nível máximo de segurança na sua utilização com vista a assegurar a sua protecção e a do utente.

As técnicas que tradicionalmente utilizam incluem a radiologia convencional, a tomografia axial computadorizada (usualmente designada por TAC), a ressonância magnética e a ecografia, entre outras. O âmbito da radiologia tem vindo a aumentar nos últimos anos - em parte devido ao desenvolvimento tecnológico - e novas técnicas têm surgido, como a angiografia, que permite o estudo dos vasos arteriais e venosos. Dada a diversificação crescente das técnicas utilizadas, a actividade destes profissionais é também designada por imagiologia, termo que pela sua abrangência é considerado mais adequado à realidade actual.

Fazendo uso do conhecimento que tem dos equipamentos, estes técnicos tentam obter uma imagem de diagnóstico o mais esclarecedora possível. Os aparelhos que usam variam desde os mais simples - como o que é usado para o exame de raio-x - a equipamentos muito sofisticados, utilizadores de sistemas informáticos para a produção e aquisição de imagens (permitindo a realização de exames como a TAC). Os técnicos de radiologia necessitam, por isso, de saber usar os programas de software que integram os equipamentos, chegando alguns a participar, inclusive, na preparação desses mesmos programas.




Além dos conhecimentos técnicos e científicos, estes profissionais devem ter a capacidade de trabalhar em equipa de uma forma eficaz, uma vez que trabalham em estreita colaboração com outros profissionais: colaboram diariamente com médicos radiologistas (bem como de outras especialidades, como cardiologistas, neurologistas, gastrenterologistas, etc.), e alguns exames têm de ser realizados por mais de um técnico. A capacidade de comunicação é determinante no sucesso de todo o processo, designadamente entre o médico que prescreve o exame e o técnico de radiologia que o realiza.

Por outro lado, devem ser capazes de uma avaliação rápida do doente, tendo sempre presente a necessidade de estabilizar a sua ansiedade, pondo-o, tanto quanto possível, a par do objectivo do exame. Neste sentido, a segurança e o rigor que transmitem são determinantes para criar um clima de confiança, facilitador de uma realização bem sucedida do exame. O conhecimento imediato dos diagnósticos menos optimistas e o facto de trabalharem frequentemente sob pressão implicam algum desgaste psicológico e exigem a estes técnicos alguma resistência emocional.



Emprego



A maioria dos técnicos de radiologia exerce a sua actividade nos serviços de saúde públicos, designadamente estabelecimentos hospitalares e - em menor número - centros de saúde. No sector privado, podem trabalhar em clínicas e hospitais de gestão privada. Estes profissionais trabalham normalmente por conta de outrem, podendo também exercer a profissão por conta própria. Em todos os casos, o técnico de radiologia trabalha sempre em equipa com um médico.

De uma forma geral, a situação actual dos técnicos de radiologia no mercado de trabalho pode considerar-se positiva. Contudo, face ao aumento de vagas ocorridas nos últimos anos, é previsível que dentro em breve haja dificuldades de emprego.


Geograficamente, a procura destes profissionais distribui-se por todo o território nacional, na medida em que os equipamentos de radiologia são hoje comuns na maioria dos serviços públicos e privados de saúde que se encontram dispersos pelo país. No entanto, a distribuição territorial destes profissionais respeita a da população geral, pelo que a sua maioria trabalha nos centros urbanos, nomeadamente nos de grande dimensão.

O que é curso de radiologia?






Radiologia é a parte da ciência que estuda os órgãos por meio de raio-X envolvendo esses em um processo de revelação. Através dele é possível identificar problemas na arcada dentaria, problemas de coluna, entre outros. Pode ser usada a radiologia para fins: médico, odontológico, veterinário, metalúrgico, esterelização, e projetos de pesquisa. Se você se interessou pela área, saiba que a função não requer faculdade e o preço pago pelo curso de radiologia é bem menor.

Medicina Veterinária

Conceito de Fauna Silvestre
Nos termos da Lei 5.197/67, entende-se por fauna silvestre: “os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento que vivem naturalmente fora do cativeiro”.
E de acordo com a Lei 9.605/98 no seu art. 29, §3º: “são espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou em águas jurisdicionais brasileiras”.
Na verdade, carecemos de uma definição mais completa de modo a assegurar a todos os silvestres a devida proteção legal. Contudo, são considerados animais silvestres os animais não domesticados, participantes do conjunto de vertebrados, mais especificadamente mamíferos, como o peixe-boi, aves, répteis, peixes e animais marinhos, como a tartaruga marinha, alguns invertebrados superiores (artrópodes) e ainda outros invertebrados, como borboletas.


RADIOLOGIA



☢ Radiologia é a parte da ciência que estuda órgãos ou estruturas através da utilização dos raios-x, gerando uma imagem. No Brasil o Conselho Federal de Medicina reconhece a especialidade pelo nome de "Radiologia e Diagnóstico por imagem".

☢ Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos aos já tradicionais raios-x. A ultrassonografia, a ressonância magnética nuclear, a mamografia, os novos equipamentos de tomografia computadorizada e muitos outros avanços vieram a contribuir para tornar essa área ainda mais interessante.



sábado, 28 de agosto de 2010