Pesquise aqui!

bem vindo

terça-feira, 7 de setembro de 2010

ENEMA OPACO!

ENEMA OPACO
É o estudo radiológico contrastado do intestino grosso e requer um preparo intestinal prévio sob critério médico, variando de paciente para paciente (de acordo com a função intestinal de cada indivíduo).
Realiza-se uma radiografia piloto (Simples de Abdômen), caso o preparo não seja satisfatório, é aconselhável suspender a realização do exame, exceto a critério médico.
Sendo o preparo intestinal adequado:
* Deve-se realizar a passagem de sonda retal, através da qual será injetada uma substância radiopaca positiva, não hidrossolúvel (sulfato de bário ), diluída em água ou soro fisiológico na proporção aproximada de 80% bário e 20% água.
* O meio de contraste, injetado via retrógrada no intestino grosso, deve atingir até a região do ceco (acompanhar através de escopia, ou monitoração TV).
* Retira-se o excesso de contraste positivo e injeta-se aproximadamente 200 cc de ar (contraste negativo - duplo contraste ) até causar um enchimento das alças intestinais (distençao). Este duplo contraste é conhecido como prova de Fischer.
Ao retirar a sonda reta, radiograva-se o paciente em:
* Decúbito ventral (abdômen panorâmico);
* Decúbito dorsal (abdômen panorâmico);
* Oblíqua anterior esquerda (flexura esplênica);
* Oblíqua anterior direita (flexura hepática);
* Perfil de reto;
* Projeções axial de sínfise púbica, chassard-lapné e decúbitos com raios horizontais, são realizados à critério médico.
* Pacientes em casos pós-operatório e com bolsas de colostomia, podem se submeter ao exame, sendo realizado via fistula da colostomia, este tipo de exame denomina-se Fistulografia Intestinal.
Enema em criança não insufla-se ar, o contraste progride até onde for possível, a medida em que progride vai radiografando-se.

0 comentários:

Postar um comentário